quarta-feira, outubro 11, 2006

Contornar o incontornável



Nota inicial: este post não pretende estar directamente ligado ao post anterior, embora seja comum o tema H2O.

Lá longe, muito longe, na África subsariana árida e deserta, onde não chega ponta de desenvolvimento e a questão da interioridade nem se coloca, não há água em muitas povoações; nem canalizada, nem da Selda ou da Fonte Viva, nem do Luso… simplesmente não há água.

Lá, as pessoas deslocam-se imensidões de Kms para ir buscar um barril de água, que depois transportam à cabeça ou às costas, tarefa que é normalmente atribuída a mulheres e crianças, desviando-as de outras actividades produtivas e da escola, respectivamente, uma vez que esta actividade monopoliza o seu dia-a-dia.

A água recolhe-se em rios, valas, ou poços e as torneiras são muitas vezes uma daquelas bombas de mão que quase só já vemos nos filmes… requerem esforço, são lentas (cerca de 10 minutos para conseguir 25 litros de água) e têm uma água que não raro, azar dos azares, até está inquinada e dará origem depois de todo o esforço, a diversas doenças como diarreia, cólera, febre tifóide e potencialmente à morte.

Poderiam ser utilizadas bombas a combustível, mas este é tão caro e as populações tão frágeis economicamente que tal não é plausível.

Face a todas estas dificuldades, a Roundabout Outdoor, uma companhia Sul-africana, introduziu uma solução auto-sustentável e inovadora para o problema de bombear a água: o PlayPump WaterSystem, ou bomba de água - carrocel.

Em que consiste? Coloca-se um carrocel movido por crianças, semelhante às vulgares rodas de cavalinhos que encontramos nos parques infantis, e a energia gerada por esse movimento é canalizada para bombear a água que por sua vez é encaminhada para um grande tanque alto e fechado. Quando as famílias precisam de água do tanque, basta-lhes abrir uma torneira por baixo do mesmo.

E o que muda com isto?
-as crianças podem dedicar mais o seu tempo à escola e ganham um equipamento de diversão;


- as mulheres ocupam o seu tempo com tarefas produtivas, que vão desde o cuidar da família à criação de artesanato, agricultura, pecuária;

- a população fica com água potável perto de casa com muito menos esforço, e é até possível iniciar pequenas explorações agrícolas e pecuárias;

- diversifica-se a alimentação, que se fazia à base de farinha de milho e passa a conter vegetais, havendo ganhos na nutrição e na saúde;

- a implementação de novos hábitos de higiene diminui razoavelmente a incidência de inúmeras doenças;

- o tanque torna-se num forte e inusitado suporte de dois tipos de informação: publicidade e informação relacionada com a educação e a saúde; os dividendos resultantes da publicidade são utilizados na manutenção do sistema.



As Nações Unidas declararam os próximos 10 anos a Década Internacional da acção “Água para a Vida”, com o objectivo de chamar a atenção para esta eminente questão.


Mais informação:
https://www.givengain.com/unique/playpumps/docs/profile.pdf#search=%22Boikarabelo%20playpumps%22
http://en.wikipedia.org/wiki/Roundabout_PlayPump
http://www.stepin.org/casestudy.php?id=playpumps&page=2



“A imaginação é mais importante que o conhecimento”
Albert Einstein

Sem comentários: