segunda-feira, janeiro 08, 2007

EDP – Inovador Sistema de Barragens em Alvega

A EDP implementou em Alvega um inovador sistema de barragens.

Trata-se de um conceito utilizado apenas nos países mais desenvolvidos (aqueles mesmo da linha da frente) e consiste no Aproveitamento Hidroeléctrico de Valetas – AHV.

Assim, o elemento colector – poste - é colocado no ponto de passagem da água – valeta - o que implica que as águas, quando querem passar naquele local até aqui utilizado para esse efeito, se acumulam por ali, juntamente com areias, terras, ramos, pedras e tudo o que arrastaram.


Embora aparentemente esta possa parecer mais uma anormalidade da mente humana, verifica-se que se trata, na realidade, de um sistema de produção de electricidade auto-sustentável: à semelhança dos painéis solares, que fornecem directamente energia às famílias, estes postes (mini-barragens) produzem ali mesmo electricidade que é então canalizada para a casa mais próxima; quanto à electricidade em excesso, almeja-se agora transformá-la em pó e vendê-la em pacotes.

Não se percebia o porquê de os postes terem sido colocados a entupir as valetas, mas a justificação era óbvia: trata-se de mini-barragens produtoras de electricidade...


Como acontece frequentemente quando se implementam equipamentos do género, há já um pomar no espaço adjacente.

Lamentavelmente, até esta altura, os postes eram colocados fora das valetas (não se percebe porquê), nos espaços contíguos, e apenas algumas zonas têm o prazer de ter as suas valetas completamente entupidas e as águas a sair para a estrada e a destruir totalmente os passeios... perdão, queria dizer que apenas alguns têm o prazer de ver a sua electricidade produzida mesmo ali ao lado.

Desenvolvimento gera desenvolvimento. As empresas de desassoreamento estão de olho nesta oportunidade de negócio.

Estão já a ser organizadas visitas ao local para estudar este que é considerado um Case-Study de sucesso.

Entretanto, agradece-se à EDP esta ideia no mínimo maravilhosa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Alvega é de facto um segundo Entroncamento, só fenomenos

Anónimo disse...

A EDP QUE SE CUIDE ESTA IDEIA AINDA É APROVEITADA PELA CONCORRÊNCIA