quinta-feira, outubro 01, 2009

Os Estados Unidos imitam-nos

No Arizona, Estados Unidos, nem tudo são desertos.

Os governantes do Arizona estão a equacionar a hipótese de vender os seus edifícios públicos, nomeadamente os que acolhem o Senado e outros serviços públicos, onde os assuntos do Estado têm vindo a ser tratados há mais de 50 anos, para com o encaixe financeiro que daí resulta combater o deficit público.

Dúzias de outras propriedades estatais podem também vir a ser alienadas, agora que o governo do estado enfrenta a maior crise desta geração, senão a maior de sempre.

Mas a história não termina aqui. Os imóveis não vão apenas ser vendidos, está previsto que os mesmos sejam depois arrendados “de volta” durante vários anos. Esta complicada transacção financeira permitiria aos serviços estatais continuarem sem interrupção, no mesmo local, ao mesmo tempo que permitiria ao estado encaixar mais de 700 milhões de dólares, de acordo com as projecções do Capitólio.

O estado irá depois pagar uma renda para se manter no edifício que antes era seu, passando de proprietário a inquilino.
O edifício da Segurança Social em Leiria, a par de muitos outros pelo país, esteve na eminência de ser vendido para ser depois alugado pelos mesmos serviços.

Como aconteceu em Portugal, também nos EUA esta questão tem gerado polémica.

Bom… quem foi que deixou escapar para a nação mais poderosa do mundo a nossa maneira simples de gerir a casa? Esta ideia é nossa, e já de 2004!

Fonte:
-Jon Stewart Daily Show
-
http://www.dailykos.com/storyonly/2009/7/30/759261/-Arizona-is-ready-to-sell-its-capitol-buildings
-http://www.thedailyshow.com/

e ainda…
-
http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1367&id=1210908

Sem comentários: