quarta-feira, março 23, 2011

Saneamento básico em Alvega

Era um mito urbano (pronto, rural, neste caso… mas urbano ficava tão bem…), uma promessa recorrente numas e noutras eleições do pequeno burgo alveguense desde há décadas. O saneamento básico está finalmente a avançar na freguesia.

Como todos os mitos que se prezam, trazia associadas muitas histórias. Falava-se em impossibilidades técnicas, em orçamentos astronómicos, o que se percebe dadas as especificidades da nossa terra no contexto nacional.

Os nossos esgotos corriam para as fossas sépticas. Nalguns casos, para o Tejo. Quando as fossas enchiam, requisitava-se o serviço do camião limpa-fossas, que podia vir num futuro próximo ou deixar a malta “apertadinha” numa interminável espera. O camião chegava e levava os dejectos não sabemos para onde. Como se quer com todos os resíduos.

Com a rede de esgotos, os nossos problemas vão ser automaticamente levados para longe. Existirá ou estará prevista uma ETAR – estação de tratamentos de águas residuais?

Bom, o que é certo é que o saneamento básico aí está, contra todas as expectativas ( ninguém acreditava já que viesse a ser real).

E depois… com a crise crónica e galopante que atravessamos… não vamos ficar com as estradas esburacadas, pois não?

Ao preço a que está o petróleo, o alcatrão é bem capaz de passar a ser um bem escasso...

Sem comentários: