quinta-feira, novembro 26, 2009

Encontros Improváveis

O Cinema Paraíso vai fechar.

Em muitos bares e discotecas, a preocupação passa por seleccionar os frequentadores… para manter um certo nível, ter um grupo mais ou menos homogéneo e bonito de gente.

É esse o charme do Cinema Paraíso… é que é exactamente o oposto. É um espaço despretensioso em que se encontram as pessoas mais desiguais (desiguais?! Diferentes?).

Encontros improváveis, que dificilmente aconteceriam e acontecerão noutro sítio. Uma comunidade que se formou. Pessoas que de alguma forma partilham uma postura na vida – aspirações, inquietações. E que depois andam como que à paisana por aí.
Alguém dizia há tempos (uma pessoa muito diferente por fora mas talvez muito parecida por dentro) que quando conheceu o CParaíso sentiu que tinha finalmente encontrado a sua gente. Sim, é essa a sensação.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Música que foge aos circuitos comerciais e que surpreende sempre – buscada lá de trás ou acabadinha de chegar. Mas sempre surpreendente. Uma formação que vai ficar a meio…

O chão a fazer lembrar a nossa antiga cozinha, a cadeira desengonçada que desafia o equilíbrio, o papel de parede que dá o toque final…

Barbas por fazer, cabelos desalinhados, aparências que guardam pessoas que se destacam nas mais variadas áreas. Pessoas bonitas. Outras não.

O Cinema Paraíso é o bar alternativo de Leiria. Uma alternativa que vai deixar de existir.

Fecha portas no próximo mês. E nós já temos tantas saudades!

2 comentários:

Rui Afonso disse...

gostei da tua visao do cinema paraiso, no fundo é por isso que eu durante talvez 3 anos nao consegui estar mais de 15 dias sem la ir:) e sim tambem ja tenho saudades:(

none disse...

Como sempre grande texto Brown! É pena que feche um dos lugares onde melhor música se ouve. Mas... Diz-se por aí que poderá surgir uma alternativa. Não é um Cinema Paraíso,mas não ficaremos "sem tecto" e boa música. Keep up the good work! ;)